Email Marketing: 9 Itens Para Conferir Antes de Disparar Uma Campanha - Agência Save This

Email Marketing: 9 Itens Para Conferir Antes de Disparar Uma Campanha

Criação de Sites e Web Site em Porto Alegre
Motivos Para Sua Empresa Ter Um Web Site
28 de agosto de 2018
Inteligência Artificial: Como a Adidas aumentou a receita da sua Loja Virtual
23 de janeiro de 2019

Muitas vezes, principalmente nas primeiras campanhas de Email Marketing, podemos ficar apreensivos quanto a assertividade de todo o processo. Tudo precisa estar perfeito, afinal, um simples erro pode causar transtornos para a empresa.

Mas não se preocupe, o nervosismo é normal, e mostra que você está preocupado em ter uma campanha bem estruturada e que chegue aos objetivos dela.

Pra ajudar você nesse momento, leia o artigo antes de disparar sua campanha, pra ter certeza que tudo está nos conformes.

 

1.Sementação

A parte primordial do sucesso de uma campanha de Email Marketing é justamente a segmentação correta.

Tenha  certeza que o seu Email está direcionado corretamente de acordo com a segmentação do seu público.

Fonte do cadastro, cargo que ocupa, nível de interesse no seu produto, são algumas segmentações interessantes que você pode explorar. Afinal, talvez não seja muito efetivo enviar um “Planejamento de Marketing” para um Lead que não desempenhe essa função na empresa.

 

2.Nome da Campanha

Além de uma boa segmentação, você ou sua equipe conseguirem identificar facilmente a campanha em seu software de disparo de email também é importante.

Isso vai contribuir para uma maior fluidez no processo de análise dos resultados, e possíveis campanhas conectadas à uma já disparada.

Uma dica é utilizar palavras-chave de fácil entendimento no título.

 

3.Nome do Remetente

Cuide sempre da qualidade dos seus Leads, receber um email com o seu nome no início ajuda na hora de nutrir um relacionamento, pois quem recebe, tem a impressão que o email foi feito para ele (O que não deixa de ser verdade).

Por isso, procure não robotizar os seus envios, e personalizar sempre que possível. Sua plataforma deve oferecer a possibilidade de inserir o nome do seu contato dentro da mensagem.

DICA: Cuidado com os nomes extensos, pois podem quebrar a sua visualização, especialmente em dispositivos móveis.

 

4.Email do Remetente

Revise e valide constantemente a sua lista de email. Afinal, você não vai querer cair em um email não monitorado de uma empresa, correto?

Tente sempre coletar o email que o seu Lead utiliza com frequência, e não o email do setor. Este item está muito relacionado com a dica anterior.

 

5.Assunto

Este vai ser o primeiro contato que o Lead terá com a sua campanha, e poderá ser decisivo se ele vai abrir ou não o seu email.

Leve em consideração 4 fatores na hora de decidir o nome:

  1. Mostrar Relevância
  2. Gerar Interesse (Mostrar benefícios e/ou Despertar a Curiosidade)
  3. Gerar Senso de Urgência
  4. Trabalhar com Emoções Positivas

Verifique se o assunto do seu email está trabalhando nessa linha, e procure mante-lo curto também. De acordo com pesquisas, o ideal é algo entre 20 e 41 carácteres.

 

6.Exclusão

Se você trabalha ou quer trabalhar com Email Marketing, já deve ter visto algo sobre boas práticas.

A principal delas: Não faça SPAM!

Sempre deixe uma opção para o Lead sair da sua lista, caso queira. Isso evita que você tenha um público que por algum motivo, não está engajado com você e evita que seja penalizado.

 

7.Copywriting

Você chegou até aqui, já cuidou da segmentação, tem uma base de Leads verificada, agora, é a hora que o usuário vai de fato LER a sua mensagem.

Sempre leve em conta boas práticas de Copywriting

E pra que ainda não sabe: O que é Copywriting?

Resumindo: O copywriting é a escrita direcionada ao Marketing, que busca fazer com que o seu texto entregue aquilo que o título está propondo, e conduza o leitor a executar uma ação. Seja comprar um produto, baixar um material ou preencher um formulário. Mas veja, ele reúne diversas táticas para manter o leitor interessado no seu material, pra assim realizar a sua ação. É primordial para uma comunicação efetiva, mas como esse é um assunto extenso, vamos deixar para outro artigo!

 

8.Links

Sempre verifique se os links ou botões da sua mensagem estão encaminhando para o lugar correto. Ninguém gosta de receber um email e não conseguir concluir a ação que está pedindo, quando há o interesse.

 

9.Envie um Email de Teste

É regra! Não custa nada e te ajuda a detectar erros.

Envie para o seu próprio email, revise com calma tudo o que está sendo passado, e se possível, peça para outra pessoa ler.

 

 

Você pode ler aqui que algumas verificações simples podem ajudar muito no sucesso da sua campanha de Email Marketing, podem haver variações, de acordo com o tipo de campanha, mas a base é essa.

 

Esperamos ter colaborado com você 🙂

Nereu Fajardo
Nereu Fajardo
Especialista em Marketing Digital. É responsável pelos projetos executados na Agência Save This. Atuando principalmente no mercado de ChatBot's. Apaixonado por ajudar pequenas empresas à alavancarem na internet.

Os comentários estão encerrados.